quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O ano novo no mundo

(foto: divulgação)
Você sabia que em vários lugares do mundo o ano novo não começa em 1º de Janeiro e tampouco estão prestes a passar para o ano de 2012? 

Mais de uma dezena de nações não utilizam o chamado calendário gregoriano, baseado no movimento do Sol. Esse calendário, que tem como marco inicial o nascimento de Jesus, é  
adotado pelo Brasil e pela maioria das nações ocidentais. Mas na China, por exemplo, o que vale é uma contagem baseada nos ciclos da lua e que é registrada como a mais antiga do mundo, introduzida no ano 2637 a.C. pelo imperador Huang-ti, com anos de 363 dias. Em 2012, os chineses comemoram a passagem para o ano 4709 no dia 9 de fevereiro. 

Já em países do Oriente Médio como Arábia Saudita e Iêmen, a marcação mais usada é o calendário islâmico, que começa em 622 d.C. Foi nesse ano que ocorreu a Hégira, episódio em que Maomé, fundador do islamismo, fugiu da cidade de Meca para Medina. Pelo calendário islâmico, cada ano tem 354 ou 355 dias. No dia 10 de fevereiro de 2012, celebra-se o primeiro dia do ano 1434. 

Das nações islâmicas, as únicas exceções são Irã e Afeganistão, que usam um calendário parecido com o islâmico, mas com anos de 365 dias. Para iranianos e afegãos, a virada para o ano 1390 acontece no próximo dia 21 de março. 

Ainda no Oriente Médio, os judeus de Israel saudarão o ano novo de 5773 apenas no dia 4 de outubro do ano que vem. O calendário judaico tem anos de 353 a 355 dias e começa em 3761 a.C., que para os judeus é o ano de criação do Universo. 

Com a intenção de unificar os cerca de 30 calendários existentes na Índia, em 1957 o governo daquele país adotou um calendário nacional que determina as festas religiosas hinduístas, buditas, jainistas e islâmicas. Embora coincida com o gregoriano na contagem de dias e nos anos bissextos, o novo calendário conta o tempo a partir da Era Saka, que corresponde ao ano 79 da Era Cristã. Em 2012, os hindus estarão vivendo os anos de 2067 – 2068. 

Seja o ano que for e o calendário que utilizar, foque nos pensamentos e atitudes positivas e trace metas possíveis de realizar. Que todos tenhamos um novo ano cheio de paz, alegria, harmonia, saúde e prosperidade. 


Felicidades e um ótimo ano novo a todos!
Equipe Mister Sheik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...