quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A pizza e o pão sírio

(foto: divulgação)


Você saberia dizer qual é a origem da pizza? Se fosse responder aposto que diria "italiana", não é mesmo?? Mas adivinhe só: não é! 


Segundo o professor da USP, Gabriel Bollaffi, a teoria mais importante sobre a origem da pizza diz que, três séculos antes de Cristo, os fenícios já tinham o costume de acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão em forma de disco - o pão sírio. Séculos depois, durante a Idade Média, os turcos muçulmanos também adotaram este costume.

Com o advento das Cruzadas, a prática de acrescentar cobertura ao pão sírio chegou à Itália, desembarcando no porto de Nápoles. Lá, os italianos incrementaram o pão com diversos tipos de cobertura como o queijo mussarela. Mais tarde, após a descoberta do continente americano e consequentemente do tomate (cujo fruto tem origem nas Américas do Sul e Central), o molho de tomate foi incorporado à receita, originando assim a pizza que conhecemos atualmente.

O pão sírio chegou ao Brasil apenas no início do século XX, quando as primeiras famílias de origem sírio-libanesas imigraram para o país. 

A pizza chegou ao Brasil da mesma forma, desta vez por meio dos imigrantes italianos que chegavam à São Paulo. Até 1950, era muito mais comum que a pizza apenas pudesse ser encontrada em meio à colônia italiana. 

Foi no Brás, bairro paulistano preferido dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil. Segundo consta no livro Retalhos da Velha São Paulo, foi nos fornos do restaurante de Geraldo Sesso Jr., a Cantina Dom Carmenielo, que os apreciadores da culinária Italiana passaram a poder degustar a iguaria napolitana.

Aos poucos, a pizza foi-se disseminando pela cidade de São Paulo ao serem abertas novas cantinas.No princípio, seguindo a tradição italiana, as de mussarela e anchova eram as mais presentes, mas à medida que hortaliças e embutidos tornavam-se mais acessíveis no país, a criatividade dos brasileiros fez surgir os mais diversos sabores de pizzas.

Pode-se então, a partir dos relatos acima, levantar a hipótese de que as culinárias contemporâneas, do Oriente Médio, do Norte da África, e, mesmo a culinária de certas regiões da Europa mediterrânea e do Leste Europeu, são herdeiras, em parte, da cozinha da Antiga Mesopotâmia, "a mais antiga culinária do mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...