terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cinco motivos para comer comida árabe

(foto: créditos)


As pessoas às vezes podem ficar desconfiadas quanto a provar comidas que nunca comeram, o que acontece com frequência quando se trata de comida árabe. Berinjela, moela, grão-de-bico, pasta de gergelim e coalhada são ingredientes que não atraem a maioria. Quando são apresentados sob seus nomes de bastimo então... Ninguém dá chance ao pobre "baba ghannouj".



No entanto, o que a maioria não sabe é que a culinária árabe é uma das mais ricas em sabores, texturas e benefícios para a saúde.

Para dar um empurrãozinho naqueles que ainda não se atreveram a provar as delícias que a cozinha mediterrânea oferece, listamos cinco motivos que vão convencer até os mais irredutíveis. 



1. A comida de origem árabe é saudável. As preparações não são feitas com excesso de manteiga ou gordura de porco. A maior parte das receitas utiliza azeite de oliva, e em pequenas quantidades. A variedade de grelhados e assados é maior do que as opções fritas, boa parte dos molhos é feita com coalhada ou iogurte e o mel é amplamente utilizado como adoçante. Verduras e legumes frescos também são comuns. (foto: because food matters)

2. A culinária árabe é praticamente o paraíso dos vegetarianos, e acaba sendo uma opção natural para boa parte dos adeptos desta dieta tão restrita. Kebabs de falafel (bolinhos de grão-de-bico), entradas como o trio de pastas (hommus, babaganush e coalhada, acompanhados de pão sírio), além das sopas e guisados sem carne são apenas algumas das opções que os vegetarianos têm. As saladas também são muito valorizadas no Oriente Médio, sendo servidas como prato principal e acompanhadas de muitas especiarias e temperos.
3. Provar comidas típicas de outros países aumenta sua percepção dos sabores e é uma das formas mais ricas de aprendizado sobre uma cultura. A forma como os alimentos são preparados por um povo reflete muito de seus costumes, hábitos, crenças e identidade coletiva ou pessoal. (foto: annalissa83)

4. A refeição reúne as pessoas. Por exemplo, é no momento do almoço ou do jantar que as famílias se reúnem, conversam, trocam experiências e falam sobre como foi o dia. Antes mesmo de todos se sentarem à mesa, é possível aprender. Levar uma receita nova para testar em casa, ou mesmo comprar um prato pronto que nunca provou, pode ser muito divertido e educativo. Que tal passar em uma de nossas lojas hoje, levar para casa o todos os itens do cardápio que nunca provou e montar um cenário das arábias para servir uma refeição temática, decorando a sala com lenços, tecidos, tapetes e louças bonitas? (foto: Middle East Travelling)

Se não tiver todo esse aparato em casa, você ainda pode sustentar o tema colocando a mesa e as cadeiras de lado e servindo a refeição sobre um tapete, como fazem alguns árabes. Com certeza será uma experiência bem diferente! (foto: Magoo in the Middle)

5. A cozinha árabe aceita cozinheiros de todos os níveis, desde aqueles que nunca pisaram em uma cozinha até o mais estrelado dos chefs. Você não precisa ser graduado no Le Cordon Bleu para preparar um kebab ou tabule. A base da cozinha mediterrânea é a improvisação, permitindo usar como e qualquer ingrediente (e até utensílio) que tenha a disposição. Os vegetais e as carnes não exigem cortes perfeitos e nem precisam ser servidos de uma maneira específica. Basta usar a imaginação! (foto: Anouk Zijlma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...