quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Um café da manhã das arábias

(foto: http://www.zu.ac.ae)
Ao redor do mundo, em muitas residências com ascendência do Oriente Médio, o café da manhã é refeição mais importante do dia. Na maioria dessas casas, as refeições são preparadas e servidas pelas mulheres. 

Veja a seguir algumas dessas preparações:

Chá, geralmente servido bem doce, e café arábico (conhecido como Qahwa)

Coalhada seca ou fresca, que pode consumida como iogurte, com mel e frutas... (foto: vegetarianirvana)

... Ou também passada no pão, regada com azeite de oliva (foto: The Beiruth Baker)

Zaatar, uma mistura de especiarias com azeite de oliva que pode ser usada como complemento da coalhada (foto anterior) ou passada no pão - essa combinação passa a ser chamada Mana'eesh (abaixo)
(foto: My Madeleine)
Pão pita, mais conhecido no Brasil como pão sírio ou pão folha
(foto: Je Blague)

Queijo feta e azeitonas
Uma salada de vegetais frescos picados, geralmente feita com tomate, pepino, rabanete, pimenta e salsa

Estas são as preparações básicas que compõem uma mesa de café da manhã típica das culturas do Oriente Médio, mas existem vários itens que podem ser adicionados e substituídos de acordo com o país. Pode-se  servido também as pastas árabes tradicionais, como hommus e babaganush, frutas (damascos, tâmaras, figos), sementes de pistache etc.

A forma como os alimentos são apresentados também é muito importante para estes povos, mesmo durante o café da manhã. Se algo aparenta ser gostoso, certamente será mais gostoso ainda. 

Habitualmente, os povos árabes utilizam apenas as mãos para comer (apenas a mão direita, pois a esquerda é considerada impura), e no lugar dos talheres usam fatias de pão pita para levar o alimento à boca. 

(foto: Cecil Images)
Agora que você já sabe quais são os pratos típicos, que tal preparar uma decoração bem bacana para receber os amigos no maior clima das arábias? Basta pegar uma toalha de mesa bem grande e estendê-la sobre o chão (pode também estendê-la sobre um tapete ou servir diretamente sobre ele - caso esteja limpo, é claro, rs). 

Sirva os alimentos em pratos pequenos como os de sobremesa, disponha tudo sobre a toalha e bom apetite! 


Abraços,
Equipe Mister Sheik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...