segunda-feira, 5 de março de 2012

Pelo mundo: Istambul, Turquia


Conhecer Istambul é como voltar no tempo. A principal cidade da Turquia nada mais é do que a antiga Constantinopla, com seus quase dois mil anos de história. 


Cortada pelo Estreito de Bósforo, que une o Mar Negro ao Mar Mediterrâneo, a única cidade do mundo com um pé na Europa e outro na Ásia começou como Bizâncio, um assentamento grego. Anexada ao poderoso Império Romano em 73 d.C., em 330 d.C.  foi rebatizada como Nova Roma pelo imperador Constantino. Como o nome não pegou, virou Constantinopla, a toda poderosa capital do Império Bizantino, que depois disso tornou-se a capital do Império Otomano até a Turquia declarar sua independência, em 1919. 


Atualmente com 12 milhões de habitantes, Istambul mantém suas tradições seculares ao mesmo tempo em que vive um intenso momento de desenvolvimento cultural. Tudo isso graças às gerações que têm estudado e trabalhado em outras grandes capitais europeias, como Londres, Berlim, Paris, etc, e de lá têm trazido de volta para casa influências ultra modernas de restaurantes, lojas, casas noturnas, arquitetura, design e arte.


Apesar de Istambul ser considerada uma cidade européia, 95% da população da Turquia vive do lado asiático do país.  Polo econômico da Turquia, cuja a capital é Ancara,Istambul será a maior cidade do continente europeu em 2015, segundo projeções recentes.

Outra curiosidade contraditória de Istambul é que, mesmo a maioria da população sendo islâmica, a cidade ainda é o centro espiritual da Igreja Ortodoxa Grega, com 200 mil seguidores.

Patriarca Ecumênico Bartolomeu Iº, da Igreja Ortodoxa Grega, celebra a Páscoa na Catedral de São Jorge, em Istambul, na Turquia (foto: Reuters / Murad Sezer)
Istambul fica muito próxima do Mediterrâneo, mas isso não significa que as temperaturas sejam amenas: entre dezembro e março, os termômetros congelam nos 5ºC, chegando algumas vezes até a nevar. Já no verão, as médias são de 25º a 30ºC. 

Foto: Jaylun



Sultanahmet, o bairro mais antigo é também o coração da Istambul histórica. Concentrando os mais importantes palácios e mesquitas, é capaz de fazer cair o queixo de qualquer pessoa com seus quase dois mil anos de existência.

Haghia Sophia - A catedral Ayasofya, em turco, foi construída por Justiniano em 537 d.C., foi o centro do Império Bizantino por quase mil anos. Seu domo, de 30 metros de diâmetro, foi considerado o maior do mundo durante séculos, tendo sido desbancado apenas em 1590 pela Basílica de São Pedro, no Vaticano. Chegou a guardar relíquias importantes (dizem até que pedaços da verdadeira cruz de Cristo estavam lá). 

Contudo, preciosidades como essa se perderam quando a catedral foi saqueada pelos Cruzados, no século 13. Mais tarde, com a invasão Turca-Otomana, em 1453, Ayasofya quase foi destruída e transformada numa mesquita. Quatro minaretes foram adicionados, e seu interior continua preservado, com mosaicos impressionantes. 
Palácio Topkaki - Não há melhor lugar para entender como era a vida de um sultão do que o interior deste complexo palacial, de onde o Império Otomano foi administrado por três séculos. Reserve meio dia para a visita, já que há muito o que ver. 

O mais curioso é o Harém, que concentrou as mulheres palacianas de 1540 até o início do século 20. Além delas, ali só circulavam príncipes e guardas eunucos. Um dos sultões, Murat III, teve nada menos do que 103 filhos com dezenas de mulheres. Dentro do complexo há ainda o Museu Arqueológico, a Sala dos Tesouros, a Igreja de Haghia Irene, dentre outros.
Mesquita de Sultanahmet (Mesquita Azul) - Finíssimo exemplo de arquitetura islâmica, ela foi encomendada pelo sultão Ahmet I em 1603 e levou quase 15 anos para ficar pronta. As tumbas dele e de sua família estão ali. Foto: Wikipedia
Na época, a construção deu o que falar por seus seis minaretes, configuração só permitida à Mesquita de Maomé, em Meca. O pátio interno é revestido de azulejos, o que lhe dá a cor azulada do apelido.
Çemberlitas Hamami - Ir a Istambul e não experimentar um tradicional banho turco é, praticamente, uma heresia. E se tiver que escolher apenas um, vá a este. Clima é o que não falta no hamman construído em 1584 a mando de Nurbanu, esposa (ou uma das) do sultão Selim. Há alas femininas e masculinas, e está cheio de turistas. Por um lado isso significa gente na recepção falando inglês; por outro, perde uns 20% do charme. 
Divan Youlu - A rua que sai da Praça de Sultanhamet e segue em direção aos bazares é a antiga espinha dorsal da Istambul da época bizantina e otomana. Hoje está apinhada de lojas, cafés e casas de câmbio. Vale andar por ela. 
Museu de Arte Islâmica e Turca - Ocupando um prédio histórico que pertenceu a Ibrahim Pasa, um grego convertido ao Islã que atingiu grande reputação junto aos sultões do século 16. As salas ao redor do pátio central trazem interessantes obras dispostas com capricho. Há uma seção de tapetes no primeiro andar e também um setor etnográfico. 
Informações e serviço:

  • Site de turismo do país - www.turquia.net
  • Site de turismo da cidade - www.istanbul.com
  • Consulado honorário brasileiro em Istambul - Ekspres Yolu Kavak Sokak, 3, Yenibosna, tel. (212) 652-1000 | Para serviços de embaixada, somente em Ancara. O site da embaixada é o http://ancara.itamaraty.gov.br
  • Idioma - turco
  • Fuso horário - 5h a mais em relação a Brasília


Fonte de pesquisas e maiores informações: UOL Viagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...