terça-feira, 13 de março de 2012

Sorvete, pra que te quero!


Depois que a revista americana American Journal of Clinical Nutrition publicou na semana passada o resultado do trabalho realizado pelos pesquisadores do Oregon Research Institute, dizendo que sorvete pode provocar no cérebro o mesmo efeito que drogas ilícitas como a cocaína, por exemplo, parece que muuuuuuuuita coisa passou a fazer mais sentido nessa vida - como por que é TÃO difícil tomar uma única colherada de sorvete! =P


A origem do sorvete é algo bem controverso. Ninguém sabe ao certo quem foi o responsável por uma das melhores criações da História da Humanidade, e existem várias suposições feitas pelos historiadores sobre como teria surgido o primeiro sorvete.

Fato é que as primeiras versões de que se tem conhecimento são bastante diferentes do sorvete que conhecemos hoje em dia. 

O primeiro relato de sorvete de que se tem notícia tem mais de três mil anos, e acredita-se que sua origem tenha sido no Oriente. Alguns pesquisadores dizem que os chineses criaram uma pasta de leite de arroz misturado à neve, cuja textura ficava parecida com as nossas raspadinhas. 

Outros historiadores, no entanto, costumam dizer que há mais ou menos 1900 anos, Nero, um dos mais cruéis imperadores de Roma e grande apreciador de sorvete, mandava seus escravos às montanhas buscarem neve, que era utilizada para o congelamento do mel, polpa de frutas e sucos. 



Entre fatos e hipóteses, existem duas correntes sobre quem teria sido o responsável pela introdução do sorvete no continente europeu. Uma das testes mais controversas diz que foi Alexandre O Grande, rei da Macedônia durante os anos 356 e 323 antes de Cristo. Outra corrente de pesquisadores, no entanto, atribuem o feito aos povos árabes, que teriam aperfeiçoado a receita chinesa, ensinando aos europeus como "ligar" a neve aos demais ingredientes. 

Pesquisas mais recentes, entretanto, apontam que o tataravô do tataravô de todos os sorvetes tenha sido feito a partir de uma mistura de água congelada extraída de montanhas do Velho Mundo (região do Oriente Médio), acrescida de suco de frutas frescas, açúcar ou um xarope ligeiramente aromatizado e doce. Segundo esses estudos, tudo leva a crer que os invasores mouros tenham sido os primeiros a elaborar a alquimia do sorvete lááááááá atrás, no século 13. 



Nessa época, quando os mouros introduziram o açúcar no continente europeu, eles também já dominavam a técnica de fazer xaropes – denominada de charbat – que usavam para adoçar os sucos de frutas. Um dos principais e mais importantes documentos da história da culinária, escrito no século 11 por Wusla Hila al Habib, dedica um capítulo inteiro ao sorvete, dando crédito à essa tese atual. 

A origem do termo, segundo outra pesquisadora, a portuguesa Isabel Mendes Braga, no livro Gelados - História de uma Doce e Fresca Tentação, vem da palavra árabe charâb, derivada de charbat - que significa "bebida fria de fruta", que os turcos por sua vez mudaram para chorbêt – daí o nome de batismo do nosso sorvete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...