sexta-feira, 20 de julho de 2012

À mesa com os Árabes

Foto: The Lowercase Arab

Texto escrito por Virgínia Brandão, para o portal Tenda Árabe

Na mesa árabe você encontra um cardápio farto e saboroso. A hospitalidade árabe é conhecida mundo afora e se tivéssemos que escolher dois adjetivos para definir sua mesa e sua receptividade, estes seriam generosidade e fartura.

Uma frase do Profeta Maomé traduz a base de toda a hospitalidade árabe "comida para dois é suficiente para três, e comida para três é suficiente para quatro". Recepcionar visitas com comida é parte integrante da cultura desse povo e ao convidado é oferecido sempre um cardápio variado, preparado com prazer e em grandes quantidades.
Os árabes não gostam de fazer as refeições isoladas e nas famílias mais tradicionais, todos se reúnem ao redor de uma mesa redonda, baixa, sentados em almofadas ou tapetes no chão, e se servem todos de um enorme e único prato de metal, onde diferentes comidas são colocadas. Não são usados talheres, somente os três dedos da mão direita - pois a mão esquerda é considerada impura - e pedaços de pão para pegar as porções de comida, razão pela qual é de importância fundamental lavar as mãos antes de se servir. Uma jarra com água, sabonete e toalha é sempre colocada próximo, de modo que todos possam alcançá-la sem precisar levantar-se.

Foto: Bedouin Princess Expat Tales
O jantar é a principal refeição e é, habitualmente, feito nas horas mais frescas do fim da tarde. Após as refeições, é servido, além da água, café, um aromático chá de hortelã e também ayran, iogurte misturado com água e sal, servido gelado.

Foto: Broiler pan
Como a hora do almoço é uma das horas mais quentes em toda a região, tradicionalmente, é uma refeição menos substanciosa, quando são servidos pratos leves e mais simples como o falafel e o pão pita.

Se você receber o convite para uma refeição árabe, aconselhamos que vá com estomago vazio, pois o que lhe será servido, certamente, será farto. Serão vários pratos de variados sabores, e recusar algum deles é uma ofensa para os anfitriões, que a interpretam como uma avaliação negativa de sua hospitalidade. O hóspede é tratado como uma pessoa da família e lhe será dispensado todo o conforto possível. É costume árabe servirem primeiro aos convidados, e as maiores porções, e só depois a si mesmos.

Foto: Team Jassler
Para os muçulmanos é fundamental evocar Deus antes da refeição, para abençoar a comida, e novamente ao seu término, para agradecê-lo.

Ao convidado será oferecido um saboroso café, mas jamais bebidas alcoólicas.

A refeição é finalizada dizendo "saúde duas vezes para você – sahteyn".

Foto: Kevin Winston
O Ramadam é uma festa sagrada que influência enormemente a cozinha árabe. Ao por do sol, depois de um dia de jejum, começa um festival de pratos, caprichosamente preparados durante todo o dia, uma verdadeira festa.

Foto: Times Colonist
Foto: Malaysia Chronicle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...