sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pelo mundo: Vale do Kadisha, Líbano

Foto: Laurent Abad
Continuando nossa viagem pelo Líbano, o Vale de Kadisha (ou Ouadi Qadisha), localizado em Becharre, no Líbano Setentrional, é um dos mais importantes estabelecimentos monásticos cristãos primitivos do mundo, e os seus mosteiros, alguns muito antigos, estão posicionados dramaticamente numa paisagem áspera. 


Foto: Lagribouille
Entre os muitos mosteiros e estruturas religiosas que lá se encontram, destacam-se o Mosteiro de Qannubin, o Mosteiro de Santo Antonio de Qozhaya, o Mosteiro de Nossa Senhora de Hawqa, o Mosteiro de Mar Lishaa e o Mosteiro de Mar Sarkis.

Mosteiro de Qannubin. Foto: Jonzicow
Mosteiro de Santo Antonio de Qozhaya. Foto: Ask for good the way, walk in it, you'll find the rest
O vale foi escavado pelo rio Kadisha, que também é conhecido pelo nome de Nahr Abu Ali, quando chega a Tripoli.


Em 1998, o Vale foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, juntamente com a Floresta de Cedros de Deus, que fica nas encostas do Monte Makmel, também no Vale do Kadisha, há mais de dois mil metros de altitude.

A floresta atualmente tem apenas 375 árvores: duas delas datam ter mais de três mil anos, dez outras têm mais de mil anos e todas as restantes são centenárias. O tronco de alguns desses cedros tem mais de 35 metros de diâmetro e  mais de 14 metros de altura.


Foto: cbaisan
Os cedros de Deus, também conhecidos como Os cedros do Senhor ou Horsh Arz el-Rab, são um conjunto de cedros-do-líbano remanescentes e os últimos sobreviventes das imensas florestas que cobriam as cercanias do Monte Líbano antigamente.

Sua madeira foi explorada pelos assírios, babilônios e persas, assim como pelos fenícios. Era empregada pelos antigos egípciospara construir barcos e foi utilizada por Salomão para construir o primeiro Templo de Jerusalém.

Foto: Giovanni Paccaloni
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...